sábado, 20 de agosto de 2011

UNIDADE I - ATIVIDADE 1.7


Projeto Alimentação Saudável

 | Por Joneide Cristina Oliveira e Valéria Carvalhal - UNeB
(Imagem: Shutterstock)
1. Justificativa

Ter uma vida saudável a cada dia que passa está sendo mais difícil. Produtos alimentícios industrializados são comercializados em grande quantidade, pregando a facilidade de uma vida prática e saudável. Por meio dessa falsa ideia de se viver com saúde, as crianças cada vez mais têm uma alimentação não muito nutritiva: salgadinhos, doces, entre outros.
Felizmente, algumas pessoas de forte influência na mídia estão abrindo os olhos para essa realidade e trazendo informações e dicas para se ter uma vida saudável, utilizando a maior fonte de saúde: a natureza, alimentando-se de verduras, legumes e frutas, tratando desse assunto como se fosse uma grande descoberta.
No entanto, esse tipo de alimentação não é novidade. Ao criar o mundo, Deus pensou em tudo, inclusive na alimentação do ser humano, dando-lhe plantas com todos os valores nutritivos suficientes para viver de forma saudável.
Por meio desse conhecimento, é nosso intuito trabalhar com os alunos da Educação Infantil uma alimentação saudável, dada a nós como presente das mãos do nosso Criador, a fim de termos vida com mais qualidade. O projeto “Verduras, legumes e frutas: uma alimentação saudável!” vai trazer à sala de aula uma visão mais atrativa aos olhos das crianças de como ter um viver mais saudável.

2.Objetos do conhecimento
  • Natureza e sociedade
  • Educação Religiosa                                 
  • Linguagem oral e escrita
  • Artes Visuais

3.Objetivos

3.1 Geral
  • Conhecer melhor as frutas, verduras e legumes, percebendo a importância e necessidade nutricional para a nossa saúde física e mental.

3.2 De vida cotidiana  

  • Conhecer algumas frutas, verduras e legumes típicos da região.
  • Conhecer frutas, verduras e legumes preferidos dos colegas.

3.2 De empreendimento
  • Visitar um mercado ou feira a fim de comprar frutas para a salada de frutas na sala de aula.
  • Comprar verduras e legumes para fazer uma sopa.
  • Fazer um piquenique de frutas em local apropriado (culminância).

3.4 De conhecimento
3.4.1 Educação Religiosa

-  Ouvir histórias sobre alimentação saudável que Deus nos deu.
-  Ouvir a história da criação, especialmente sobre o 3º dia.

3.4.2 Língua Oral e Escrita

  •  Falar e escutar
-    Ouvir informações referentes ao tema em estudo por meio da leitura feita pelo professor de textos informativos e das rodas de conversa.
-    Contar curiosidades sobre as frutas, verduras e legumes.
-    Fazer relato oral sobre o crescimento do pé de feijão.

Prática de escrita
-    Produzir listas de frutas, verduras e legumes preferidos dos alunos.
-    Fazer pesquisa sobre frutas, verduras e legumes de sua preferência.

  •  Prática de leitura
-    Ler textos informativos e curiosidades sobre os benefícios de frutas, legumes ou verduras.

3.4.3  Natureza e Sociedade
-    Plantar sementes de feijão a fim de observarmos o seu crescimento.
-    Perceber a necessidade de frutas, verduras e legumes na nossa alimentação.
-    Vivenciar atitudes de pesquisa em casa.

3.4.4  Artes Visuais
-    Desenhar e pintar com guache, legumes de  sua preferência.;
-    Usar massinha de modelar para fazer frutinhas de sua preferência.

4.Etapas do projeto

  • Apresentação do tema às crianças.
  • Definição do cronograma de atividades.
  • Envio da síntese aos pais.
  • Execução das atividades previstas no projeto.
  • Avaliação do projeto na culminância.

5.Matérias curriculares de apoio
  • Bíblia.
  • Livros de literatura infantil.

6.Duração
Um mês letivo

7. Avaliação
Cada criança será avaliada a partir dos seguintes critérios:
-    Apresenta atitudes de respeito e preservação à natureza criada por Deus?
-    Apresenta procedimentos de pesquisa em sala? 
-    Percebe os cuidados necessários para ter qualidade de vida por meio da alimentação saudável?

Projeto elaborado e realizado pelas professoras: Joneide Cristina Oliveira e Valéria Carvalhal - UNeB

Nenhum comentário:

Postar um comentário