Projeto Alimentação Saudável
| Por Joneide Cristina Oliveira e Valéria Carvalhal - UNeB
(Imagem: Shutterstock)
Ter uma vida saudável a cada dia que passa está sendo mais difícil. Produtos alimentícios industrializados são comercializados em grande quantidade, pregando a facilidade de uma vida prática e saudável. Por meio dessa falsa ideia de se viver com saúde, as crianças cada vez mais têm uma alimentação não muito nutritiva: salgadinhos, doces, entre outros.
Felizmente, algumas pessoas de forte influência na mídia estão abrindo os olhos para essa realidade e trazendo informações e dicas para se ter uma vida saudável, utilizando a maior fonte de saúde: a natureza, alimentando-se de verduras, legumes e frutas, tratando desse assunto como se fosse uma grande descoberta.
No entanto, esse tipo de alimentação não é novidade. Ao criar o mundo, Deus pensou em tudo, inclusive na alimentação do ser humano, dando-lhe plantas com todos os valores nutritivos suficientes para viver de forma saudável.
Por meio desse conhecimento, é nosso intuito trabalhar com os alunos da Educação Infantil uma alimentação saudável, dada a nós como presente das mãos do nosso Criador, a fim de termos vida com mais qualidade. O projeto “Verduras, legumes e frutas: uma alimentação saudável!” vai trazer à sala de aula uma visão mais atrativa aos olhos das crianças de como ter um viver mais saudável.
2.Objetos do conhecimento
- Natureza e sociedade
- Educação Religiosa
- Linguagem oral e escrita
- Artes Visuais
3.Objetivos
3.1 Geral
- Conhecer melhor as frutas, verduras e legumes, percebendo a importância e necessidade nutricional para a nossa saúde física e mental.
3.2 De vida cotidiana
- Conhecer algumas frutas, verduras e legumes típicos da região.
- Conhecer frutas, verduras e legumes preferidos dos colegas.
3.2 De empreendimento
- Visitar um mercado ou feira a fim de comprar frutas para a salada de frutas na sala de aula.
- Comprar verduras e legumes para fazer uma sopa.
- Fazer um piquenique de frutas em local apropriado (culminância).
3.4 De conhecimento
3.4.1 Educação Religiosa
- Ouvir histórias sobre alimentação saudável que Deus nos deu.
- Ouvir a história da criação, especialmente sobre o 3º dia.
3.4.2 Língua Oral e Escrita
- Falar e escutar
- Contar curiosidades sobre as frutas, verduras e legumes.
- Fazer relato oral sobre o crescimento do pé de feijão.
Prática de escrita
- Produzir listas de frutas, verduras e legumes preferidos dos alunos.
- Fazer pesquisa sobre frutas, verduras e legumes de sua preferência.
- Prática de leitura
3.4.3 Natureza e Sociedade
- Plantar sementes de feijão a fim de observarmos o seu crescimento.
- Perceber a necessidade de frutas, verduras e legumes na nossa alimentação.
- Vivenciar atitudes de pesquisa em casa.
3.4.4 Artes Visuais
- Desenhar e pintar com guache, legumes de sua preferência.;
- Usar massinha de modelar para fazer frutinhas de sua preferência.
4.Etapas do projeto
- Apresentação do tema às crianças.
- Definição do cronograma de atividades.
- Envio da síntese aos pais.
- Execução das atividades previstas no projeto.
- Avaliação do projeto na culminância.
5.Matérias curriculares de apoio
- Bíblia.
- Livros de literatura infantil.
6.Duração
Um mês letivo
7. Avaliação
Cada criança será avaliada a partir dos seguintes critérios:
- Apresenta atitudes de respeito e preservação à natureza criada por Deus?
- Apresenta procedimentos de pesquisa em sala?
- Percebe os cuidados necessários para ter qualidade de vida por meio da alimentação saudável?
Projeto elaborado e realizado pelas professoras: Joneide Cristina Oliveira e Valéria Carvalhal - UNeB
Nenhum comentário:
Postar um comentário