sábado, 20 de agosto de 2011
UNIDADE I - ATIVIDADE 1.7
Projeto Alimentação Saudável
| Por Joneide Cristina Oliveira e Valéria Carvalhal - UNeB
(Imagem: Shutterstock)
Ter uma vida saudável a cada dia que passa está sendo mais difícil. Produtos alimentícios industrializados são comercializados em grande quantidade, pregando a facilidade de uma vida prática e saudável. Por meio dessa falsa ideia de se viver com saúde, as crianças cada vez mais têm uma alimentação não muito nutritiva: salgadinhos, doces, entre outros.
Felizmente, algumas pessoas de forte influência na mídia estão abrindo os olhos para essa realidade e trazendo informações e dicas para se ter uma vida saudável, utilizando a maior fonte de saúde: a natureza, alimentando-se de verduras, legumes e frutas, tratando desse assunto como se fosse uma grande descoberta.
No entanto, esse tipo de alimentação não é novidade. Ao criar o mundo, Deus pensou em tudo, inclusive na alimentação do ser humano, dando-lhe plantas com todos os valores nutritivos suficientes para viver de forma saudável.
Por meio desse conhecimento, é nosso intuito trabalhar com os alunos da Educação Infantil uma alimentação saudável, dada a nós como presente das mãos do nosso Criador, a fim de termos vida com mais qualidade. O projeto “Verduras, legumes e frutas: uma alimentação saudável!” vai trazer à sala de aula uma visão mais atrativa aos olhos das crianças de como ter um viver mais saudável.
2.Objetos do conhecimento
- Natureza e sociedade
- Educação Religiosa
- Linguagem oral e escrita
- Artes Visuais
3.Objetivos
3.1 Geral
- Conhecer melhor as frutas, verduras e legumes, percebendo a importância e necessidade nutricional para a nossa saúde física e mental.
3.2 De vida cotidiana
- Conhecer algumas frutas, verduras e legumes típicos da região.
- Conhecer frutas, verduras e legumes preferidos dos colegas.
3.2 De empreendimento
- Visitar um mercado ou feira a fim de comprar frutas para a salada de frutas na sala de aula.
- Comprar verduras e legumes para fazer uma sopa.
- Fazer um piquenique de frutas em local apropriado (culminância).
3.4 De conhecimento
3.4.1 Educação Religiosa
- Ouvir histórias sobre alimentação saudável que Deus nos deu.
- Ouvir a história da criação, especialmente sobre o 3º dia.
3.4.2 Língua Oral e Escrita
- Falar e escutar
- Contar curiosidades sobre as frutas, verduras e legumes.
- Fazer relato oral sobre o crescimento do pé de feijão.
Prática de escrita
- Produzir listas de frutas, verduras e legumes preferidos dos alunos.
- Fazer pesquisa sobre frutas, verduras e legumes de sua preferência.
- Prática de leitura
3.4.3 Natureza e Sociedade
- Plantar sementes de feijão a fim de observarmos o seu crescimento.
- Perceber a necessidade de frutas, verduras e legumes na nossa alimentação.
- Vivenciar atitudes de pesquisa em casa.
3.4.4 Artes Visuais
- Desenhar e pintar com guache, legumes de sua preferência.;
- Usar massinha de modelar para fazer frutinhas de sua preferência.
4.Etapas do projeto
- Apresentação do tema às crianças.
- Definição do cronograma de atividades.
- Envio da síntese aos pais.
- Execução das atividades previstas no projeto.
- Avaliação do projeto na culminância.
5.Matérias curriculares de apoio
- Bíblia.
- Livros de literatura infantil.
6.Duração
Um mês letivo
7. Avaliação
Cada criança será avaliada a partir dos seguintes critérios:
- Apresenta atitudes de respeito e preservação à natureza criada por Deus?
- Apresenta procedimentos de pesquisa em sala?
- Percebe os cuidados necessários para ter qualidade de vida por meio da alimentação saudável?
Projeto elaborado e realizado pelas professoras: Joneide Cristina Oliveira e Valéria Carvalhal - UNeB
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
UNIDADE I ATIVIDADE 6
Recursos tecnológicos na pratica pedagógica.
Ao assistir o vídeo percebo o quanto e importante incluir o uso de tecnologias na escola, pois quando ainda se é criança possui mais facilidade para se adaptar com essas mudanças. Vejo também o quanto é prazeroso para todos poder estar apto a essas novas mudanças e como é bom poder ter acesso e poder planejar e realizar uma aula usando essas tecnologias.
UNIDADE I ATIVIDADE 5
A aula que pesquisei no Portal do Professor de
Tema: A festa junina no meio de nós
Estratégia da aula
Introduzir o tema, fazer sondagem sobre o conhecimento prévio dos alunos, orientar as pesquisas, elencar as principais características da festa junina como produto cultual de apreciação estética.
Recursos
- Dialogo
-Contextualização
- Caracterização
- Imagens
- pesquisas sobre as comidas típicas
- Musicas e danças
- Palestra com a turma
Avaliação
Professor, as atividades sugeridas compõem o processo avaliativo, pois tentam responder os objetivos, mas cabe a você diagnosticar durante a realização das tarefas se as crianças conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É importante verificar se eles compreenderam a importância das manifestações culturais em nossa vida, a sua origem e seus desdobramentos e se ao longo das atividades desenvolvidas foram capazes de compreender e contextualizar a historicidade desta manifestação cultural, “Festa Junina”.
UNIDADE I ATIVIDADE 2
Educação e tecnologia
Penso que diante das mudanças encontradas no mercado de trabalho frente as novas tecnologias as pessoas têm muita dificuldade e isso é conseqüência de uma escola que não foi preparada de maneira adequada para atender essas necessidades ficando assim os alunos prejudicados. Penso que para melhorar teríamos que mudar a forma de trabalhar com os alunos preparando estes para a realidade e para o futuro, mas isso não só depende de nos professores, pois depende dos governantes oferecer aparato tecnológico indispensáveis para atender a demanda de cada escola em número suprindo assim as suas necessidades de adequação ao mundo das novidades tecnológicas.quinta-feira, 4 de agosto de 2011
UNIDADES II - ATIVIDADE 2.3
Os hipertextos, seja online ou offline são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links funcionam como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações. O hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links. Lemos (2002, pag. 130 apud Aquino, online)
UNIDADE II - ATIVIDADE 2.2
EXPERIENCIA DE NAVEGAR
Quando vamos fazer um trabalho de pesquisa, agora usamos uma forma mais pratica de pesquisa que se encontra todos os conteúdos que e na internet. Pesquisando no google sempre encontramos os conteúdos desejados. Ao pesquisar um conteúdo na WIKIPÉDIA, a enciclopedia livre encontramos os conteúdos desejados (OS RIOS MATO GROSSENSE )tendo varios link facilitando nossa pesquisa. Por exemplo, ao focar sobre o rio araguaia veja quantos link encontrei neste recorte de texto: O Rio Araguaia (Rio das Araras Vermelhas em tupi) é um rio brasileiro que nasce no estado de Goiás, na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas.
Este rio faz a divisa natural entre os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Possui uma extensão de 2.114 km e é considerado um dos mais piscosos do mundo. Porém vem sofrendo nos últimos anos com a pesca predatória que tem diminuido o número de peixes, sendo outro fator para a diminuição de peixes nesse rio a construção da Hidrelétrica de Tucuruí, pois a mesma não possui recursos necessários para a subida natural de peixes em período de desova.
Entrei no link do estado de goias, onde pude compreender a historia de goias e quais as regiões que o rio araguaia passa, e podendo ver o encontro do estado de goias com mato grosso em Aragarças e Barra do Garças. Veja este recorte encontrado através do link:Aragarças é um município brasileiro do estado de Goiás. Localiza-se a uma latitude 15º53'51" sul e a uma longitude 52º15'03" oeste, estando a uma altitude de 310 metros. Sua população estimada em 2010 era de 18 310 habitantes. As principais atividades econômicas são o comércio, agricultura e o turismo.
Assinar:
Postagens (Atom)